imgserviços

SERVIÇOS

imgcilindro

Recuperação cilindro

Recuperação completa do cilindro e ponteiras.

imgcilindro

Gravação e regravação

Gravação mecânica: A Vematec é especialista em gravação mecânica, contamos com uma equipe eficaz e experiente, auxiliando o cliente na escolha da lineatura e oferecendo a melhor solução. A gravação mecânica é realizada por meio de deformação mecânica do cilindro, trazendo como ferramenta um rolete com a gravação determinada, porém de perfil invertido. A alternativa de gravação diretamente sobre o aço é omaior benefício em relação as apresentadas anteriormente, o que aumenta a vida útil do cilindro. Não há remoção de material e sim moldagem.



Gravação a laser: A evolução da gravação em cilindros, é executada por remoção por meio de vaporização da cerâmica através da energia do raio laser pulsado e conduzido ótica-eletronicamente sobre a peça. O perfil da célula assim como a disposição da mesma sobre o cilindro é imensamente monitorado a ponto de obterem-se mínimas alterações necessárias, conforme necessidade.

Balanceamento

Os cilindros, como toda peça proporcional em relação ao eixo de giro, apresenta diferenças de organização de massa, anomalias geométricas e de posição ( mesmo que entre limites plausíveis) que impõem à peça um certo grau de desbalanceamento. Quando em rotação, resulta em forças centrífugas, vibrações e ruídos que se intensificam com a ampliação da rotação e se fazem perceber de maneira desagradavel, diminuindo a vida útil do equipamento.

O balanceamento é fundamental para reparar e reduzir o efeito destas forças.



Tratamento superfície

Cromo Duro: É uma técnica de Revestimento Eletrolítico no qual conferimos as propriedades de dureza e resistência ao desgaste, executado através da Redução Química do Cromo Hexavalente presente no Ácido Crômico em Cromo Metálico que, só então, é depositado sobre a superfície da peça.


Principais características do cromo duro:

• Elevada Dureza: da ordem de 950 a 1050HV (65 a 70 Rc)

• Elevada Resistência ao Desgaste e Abrasão

• Resistente à Corrosão (devido à formação de uma fina camada incolor de óxido de cromo em sua superfície)

• Repelente: facilita a desmoldagem de peças

• Baixo Coeficiente de Atrito

• Alto Brilho conseguindo-se superfícies espelhadas

• Resistente a Altas Temperaturas (até 350oC sem perder dureza)

• Espessura da Camada: desde 0.001mm até 0.35mm ( acima deste valor pode ocorrer a fragilização do material devido ao hidrogênio retido na camada , e o processo torna-se anti-econômico.


Tratamento térmico (dureza)

Quando as peças ( cilindro, engrenagens , demais materiais que necessitem o tratamento) requerem dureza superficial, juntamente com à resistência a choques e ao esmagamento. Indústria de papel corrugado, que utilizam cilindros de pressão utilizam muito desse tratamento. O tratamento térmico altera superficialmente a condição estrutural do material. Não existe aplicação,deposição ou camada aplicada e sim uma alteração nas propriedades metalúrgicas.

Exemplo: Têmpera


Tratamento térmoquímico (dureza)

Quando as peças ( cilindro, engrenagens , demais materiais que necessitem o tratamento) requerem dureza superficial, juntamente com à resistência a choques e ao esmagamento. Indústria de papel corrugado, que utilizam cilindros de pressão utilizam muito desse tratamento. Diferente do tratamento térmico, o Tratamenteo Termoquímico, além do ciclo térmico há reação química, altera superficialmente a condição estrutural do material. Não existe aplicação, deposição ou camada aplicada e sim uma alteração nas propriedades metalúrgicas.

Exemplo: nitretação